segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Grande Desenvolvimento Econômico - Kamylla

- Grande desenvolvimento econômico

Nos anos de 1980, a economia de Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong passou a chamar a atenção do mundo, principalmente pelo desenvolvimento do setor industrial. O rápido crescimento econômico desses países fez com que a imprensa internacional os apelidasse de Tigres Asiáticos, considerando a força e a astúcia do animal.

Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong adotaram a tática de produzir para exportar, priorizando o setor de produtos eletrônicos. Normalmente os produtos fabricados nesses países entram no país pelo vizinho Paraguai, zona franca que favorece a entrada de mercadorias asiáticas.

- Fatores do desenvolvimento

Além de um sério planejamento econômico, outros fatores favoreceram o desenvolvimento destes países. Alguns fatores muito importantes:
§ Investimento de capital estrangeiro, principalmente norte americano e japonês, que via nesses países uma localização estratégica para fortalecer o capitalismo contra o socialismo, na época da Guerra Fria;
§ Exploração da força de trabalho, relativamente barata, que compensava a falta de matérias-primas - as férias são muito reduzidas, a jornada de trabalho elevada e a previdência social restrita;
§ Distribuição mais equilibrada de renda em relação a outros países capitalistas;
§ Estados altamente centralizados e ditatoriais;
§ Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo;
§ Ética confeccionista - estabelece um modelo socioeconômico que enfatiza o equilíbrio social, a consciência de grupo, a hierarquia, a disciplina e o nacionalismo. As grandes empresas são vistas como grandes famílias, viabilizando, muitas vezes, a ordem e a maior produtividade.

- Crítica ao modelo exportador
Uma das principais críticas ao sistema econômico dos Tigres Asiáticos é o foco exclusivo na exportação, deixando de lado a importação. Com isso, essas economias tornam-se extremamente dependentes da saúde econômica de suas nações compradoras, ou seja, uma grande crise econômica que afete a saúde financeira dos países que importam seus produtos iria afetar drasticamente a economia dos Tigres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário